Artes Sonoras
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[Aula]Aula Básica de Composição #6

Ir para baixo

[Aula]Aula Básica de Composição #6 Empty [Aula]Aula Básica de Composição #6

Mensagem  Will Treaty Sex Mar 11, 2011 6:56 pm

Autor: preischadt-mau3000

[center]Oi pra todo mundo! Estou vendo que cerca de 7 ou 8 pessoas acompanha minhas aulas e isso é muito gratificante! Agradeço a todos que as leram e a você, que está lendo isso agora XP. Bem, se bem me lembro, na última aula comecei a falar sobre as técnincas de guitarra. Aprendemos sobre o Bend e o Vibrato... certo. Hoje estaremos falando do Hammer - On, Tapping On, Slide e Harmonic. O que estamos esperando, mãos a obra!

Introdução
Não há muito o que falar aqui, só quer dar um aviso... todos os que não estiverem entendendo algo, tiverem alguma dúvida ou quiserem me mostrar seus trabalhos para eu avaliar e corrigir. Fiquem a vontade! Minha professora de história costuma dizer que quem se cala, ou entendeu tudo... ou não entendeu nada!

Colcando as mãos na massa!

[box title=Terceira Técnica]
O Hammer-On: Bem... apesar de ser uma incrível técninca de guitarra, ele não faz muita diferença em MIDIs criadas em computados, mas mesmo assim falarei dele.
O Que Vem a Ser?: Trata-se de dar uma batida na nota para fazer o som soar sem precisar palhetar.
Hmmm... o que faz exatamente?: Básicamente, ele toca normalmente a nota, mas com menos intensidade. Por isso não faz diferença em MIDIs, o hammer é mais usado para tocar notas rápidas, pelo fato de não precisar palhetar a nota.
Certo... como eu faço numa guitarra?: Simples. Bata uma nota em qualquer e logo em seguida use outro dedo para "martelar" outra nota na mesma corda sem palheta-la.
[/box]

Fazendo um Hammer On no Guitar PRO

Passo 1) Bem... nem sei porque colocaram Hammer no GP, mas enfim... coloque duas notas quaisquer.

Passo 2) Clique sobre a primeira nota e precione a tecla "H"

Aparecerá uma linha curva ligando a primeira nota e a próxima nota. Escute e veja como o som não muda... Mas, se um dia você juntar uma banda para tocar suas MIDIs, com certeza o Hammer-On será incrivelmente útil!

[box title=Quarta Técnica]
O Tapping-On: Também conhecido como Two Hands. É nada mais nada menos que um hammer-on feito com a outra mçao.
O Que Vem a Ser?: Trata-se de dar uma batida na nota com a mão que palheta e logo depois de bater, puxa-la para baixo e solta-la.
Hmmm... o que faz exatamente?: Básicamente, ele faz o mesmo que o Hammer, mas você pode fazer sequências de até 5 notas sem perder seu som.
Certo... como eu faço numa guitarra?: Simples. Segure uma nota com uma mão e com a outra bata outra nota e puxe-a e solte-a.
[/box]

Fazendo um Tapping On no Guitar PRO
Também não sei por que colocaram isso aqui... mas enfim:

Passo 1) Coloque uma sequência de 5 notas, todas na mesma corda.

Passo 2) Selecione a primeira nota, vá na aba "Efeitos" (Effects) e clique num "T" escrito "Taping Mão Direita" (Taping)

Aparecerá um T (um +, não sei bem xD) sobre a nota. Escute e veja que, assim como o hammer, não faz diferença.

[box title=Quinta Técnica]
O Slide: Finalmente! Uma técnina muito legal para MIDIs!
O Que Vem a Ser?: Um efeito de tonalidade.
Hmmm... o que faz exatamente?: Trata-se de escalar cromáticamente (?) o som de uma nota à outra, ou seja, se você colocar um slide de Do à Fa, vai sair som de Do, Do#, Re, Re#, Mi e Fa.
Certo... como eu faço numa guitarra?: Simples. Bata uma nota qualquer e segure-a. Sem soltar, deslize o dedo até outra nota.
[/box]

Os Tipos de Slide:

Legado Slide: É o Side que expliquei acima, sem soltar a nota, você desliza o dedo.

Shift Slide: É exatamente a mesma coisa que o Legado. A diferença é que você palheta a primeira e a última nota.

Fazendo um Slide no Guitar PRO
Super simples, olha só!

Passo 1) Coloque duas notas quaisquer.

Passo 2) Clique sobre a primeira nota e precione S (para colocar um Legato) ou Alt+S (para colocar um Shift).

Aparecerá, no caso do legato, uma linha reta e uma curva ligando as 2 notas. No caso do Shift, somente uma reta. Escute e veja como é legal!

OBS: O Guitar PRO tráz ainda mais 4 tipos de slide, que são, na verdade, todos Legato. Ele coloca como: Slide In Form Below (um slide que vem de trás e de uma nota meio tom abaixo), Slide in From Above (um slide que vai para trás de uma nota meio tom acima), Silide Out From Downwards (um slide que vem da frente e de uma nota meio tom abaixo) e Slide Out Upwards (um slide que vai para frente e de uma nota meio tom abaixo)

[box title=Sexta Técnina (Tá acabando o/)]
O Harmonic: Eu adoro essa... realmente ótima!
O Que Vem a Ser?: Um efeito de tonalidade bastante agudo.
Hmmm... o que faz exatamente?: Ele remove uma ceta quantidade de vibrações da nota, fazendo seu som soar extremamente agudo.
Certo... como eu faço numa guitarra?: Simples. Bata uma nota qualquer e precione levemente o dedo sobre a traste, depois tire. Aconselho a deixar a guitarra ligada em um amplificador de som com ditorção.
[/box]

Os tipos de Harmonic:

Natural Harmonic: Tem seu som mais calmo e não pode ser utilizado em todas as cordas, é o Harmonico que exemplifquei na caixa acima.

Artificial Harmonic: Meu favorito! Ele é mais violento e pode ser utilizado em qualquer nota. Trata-se de parar levemente as vibrações da nota com um toque na corda (com o dedo, unha, etc).

Fazendo um Harmônico no Guitar PRO:

Natural Harmonic:
Passo 1) Coloque uma nota (lembre-se de que ele não funciona em qualquer nota! Se você quiser mesmo ouvir o som, coloque alguma nota da casa 12, mas mesmo assim, é quase imperceptível).

Passo 2) Selecione a nota e clique no N.H na parte debaixo do GP:

[Aula]Aula Básica de Composição #6 27888263

Haparecerá escrito embaixo da sua nota a palavra "Harm." e ela ficará meio "quadradinha".

Artificial Harmonic:
Passo 1) Coloque uma nota qualquer.

Passo 2) Clique no A.H na parte de baixo do seu GP:

[Aula]Aula Básica de Composição #6 66282930

Passo 3) Aparecerá um quadro com várias coisas, nele, você deverá escolher a tonalidade do seu harmonico (A,B,C,D,E,F,G ou seja, La,Si,Do,Re,Mi,Fa,Sol), Se seu harmonico é Bemol (b) ou Sustenido (#) e se é Normal (Loco), uma oitava acima (8va) ou 1 oitava e 1 sétima acima (15va).

Aparecerá um A.H embaixo da sua nota e ela ficará "quadradinha". Lembre-se que o harmonico sai mais intenso se o intrumento for Distorcion Guitar ou Overdrived Guitar! Escute e veja que muito louco :yay:

Conclusão:
Bem, gente... por hoje é só! Espero que tenham gostado e... quase me esqueci...

:niver:PARABÉNS!:niver:
Vocês completaram o curso Básico de Composição (se leram todas as aulas até esa, claro)!

As próximas aulas serão do curso intermediário e exigirá um pouco mais de vocês. Falarei sobre o uso e abuso dos acordes na hora certa, as tercinas, quartinas e quintinas e entrarei em percurção, como foi pedido. Até a próxima!
Will Treaty
Will Treaty
Admin
Admin

Mensagens : 36
Pontos : 4889
Reputação : 0
Data de inscrição : 08/03/2011
Idade : 94
Localização : Niterói - RJ

https://artes-sonoras.directorioforuns.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos